Últimas Postagens

FHC presta depoimento como testemunha de Lula na Operação Zelotes

 

Por Letícia Valadares

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso falou durante depoimento à Justiça Federal, nesta terça-feira (12), que a Aeronáutica já havia decidido pela  compra de casas suecos durante o seu governo. Segundo ele, a compra não foi concluída para não “onerar” o próximo presidente.

FHC prestou depoimento a 10° Vara da Justiça Federal, em Brasília, como testemunha do ex-presidente Lula e o filho dele, Luiz Cláudio Lula da Silva, que viraram réus após a denúncia do Ministério Público Federal por lavagem de dinheiro, tráfego de influência, e organização criminosa, na compra dos caças. A investigação ocorre no âmbito da Operação Zelotes.

Durante o depoimento, o ex-presidente afirmou que a Força Aérea optou pelos caças suecos, pela tecnologia apresentada.”No meu período de governo já havia uma demanda da força área que renovássemos a frota. No final de um longo processo, eu me lembro que a Aeronáutica era favorável pelos caças suecos. Como já estávamos nos aproximando do fim do meu mandato, não quis fazer uma compra, que seria paga pelo governo seguinte”.

A compra foi concluída apenas no governo de Dilma Rousseff, mas as negociações ocorreram durante os governos anteriores.

Ainda prestou depoimento, o ex-ministro da justiça do governo Dilma, José Eduardo Cardozo, que afirmou que a ex-presidente “nunca cedeu a algum tipo de situação que não fosse estritamente republicana”.

 

Latest Posts

Não perca