Últimas Postagens

Ministério da Saúde cria critérios que melhora atendimento aos indígenas

Por Letícia Valadares

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (16), no Diário Oficial da União, uma portaria que estabelece 13 critérios para qualificar o atendimento aos indígenas nos hospitais. As unidades que se adaptarem às medidas estipuladas na portaria, estarão aptas a receber recursos adicionais de até R$ 2,4 milhões por ano do governo federal para que o atendimento seja feito respeitando suas tradições e cultura.

Entre os critérios estabelecidos, estão interpretes, dietas adaptadas de acordo com as restrições e hábitos das etnias e a presença de cuidadores tradicionais em enfermarias exclusivas para povos de recente contato, por serem mais vulneráveis a doenças.

O secretário especial de saúde indígena do Ministério da Saúde, Marco Antônio Toccolini, afirma que o objetivo é criar normas para melhorar o atendimento. “ temos que fazer com que as entidades tenham incentivo para melhorar a atenção ao cuidado dos indígenas, que são um público vulnerável”.

Disse ainda, que as medidas foram formuladas de acordo com a necessidade dos povos indígenas e das dificuldades encontradas no atendimento. “Foi feito um trabalho técnico em nosso departamento de Atenção à Saúde Indígena na experiência de profissionais, antropólogos, enfermeiros, médicos e odontólogos que já trabalham há muitos anos com a comunidade indígena”, finalizou.

Latest Posts

Não perca