Últimas Postagens

Dyogo Oliveira diz que o país pode crescer 0,7% este ano

Por Letícia Valadares

O ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, falou nesta quarta-feira (18), durante uma audiência pública no Tribunal de Contas da União (TCU), que o país pode crescer 0,7% este ano, como prevêem os analistas, ou até mesmo superar esse desempenho. “Nossa projeção oficial ainda é de 0,5%, os analistas já esperam 0,7%, e essa expectativa (dos economistas) pode ser realizada ou até superada”.

Oliveira apresentou uma série de indicadores como sinalizadores para o processo de retomada do crescimento, como o aumento no consumo das famílias, a criação de empregos e a produção industrial e agrícola. “A recuperação é um processo gradual, mas a recuperação é continuada”, falou.

O ministro ainda lembrou que a inflação, teve intensa desaceleração nos últimos 12 meses, e liderou nas famílias de baixa renda.  “A queda da inflação permite que juros também caiam. O juro real tinha chegado a 8,5% e agora 3,2%, com tendência de continuar caindo”, acrescentou.

O chefe do planejamento finalizou destacando, que os indicadores externos do país estão bastante consolidados, com bom saldo de reservas internacionais, balança comercial com superávit e ingresso de investimento estrangeiro direto.

Latest Posts

Não perca