Últimas Postagens

Para comer bem e saudável nas festas de final de ano

Por Cláudia Olive Cavalcanti

Todo ano é a mesma coisa. Quanta comida, né? O final do ano acaba sendo uma tristeza para muitas pessoas, pois, ao subirem na balança, deparam com aquele peso indesejável só porque exageraram na alimentação. Será que vale a pena?

Com tantos questionamentos em minha clínica, resolvi dar umas sugestões de como se alimentar para não adquirir os quilinhos indesejáveis.

Em primeiro lugar, a atividade física, nestas épocas festivas, é esquecida. A maioria das pessoas não quer praticar nenhum tipo de atividade nesta época do ano. Ai vem a questão: temos que ingerir a quantidade adequada para não engordar, ou seja, tudo depende do nosso organismo. Se Ingerirmos além das nossas necessidades energéticas, o excesso se transforma em gordura corporal.

Podemos fazer algumas adaptações

Antes de tudo, como diz um famoso ditado: “comemos com os olhos”; e um prato colorido, além de nos induzir ao prazer da comida, traz maior quantidade e diversidade de nutrientes, como boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais.

Prato Base

  • Arroz: por que não substituí-lo pelo integral com lentilhas, vegetais picados como cenouras, vagem, palmitos ou incluir as castanhas, semente de gergelim e de girassol?

As fibras dão sensação de saciedade, fazem a varredura dos óleos ruins e aumentam o bolo fecal, ou seja, eliminam substâncias tóxicas e excesso de gorduras.

Guarnição

  • Farofa: a mesma pode conter cheiro verde, cebola, alho, cenoura ralada, milho, ervilha, ovos cozidos, pimentão colorido, azeitonas, castanhas, chia. É importante evitar o bacon, pois ele apresenta um excesso de gorduras saturadas. Como alternativa, podemos acrescentar linguiça de frango ou peito de frango defumado.

Prato Principal

  • Prefira as aves, como o peru, o chester ou o tender e pernil ao invés de carnes vermelhas. Os temperos devem ser de ervas finas, cheiro verde, alho, sal, cebola, ou seja, temperos naturais. É importante evitar molhos industrializados à base de soja ou caldos de carne, visto que esses alimentos são ricos em sódio, que causa retenção de líquidos, celulite e aumento da pressão arterial.

Saladas

  • Prefira os vegetais e frutas ao invés do salpicão. Esses vegetais devem ser com muitas cores. Cada cor possui um tipo de vitamina e mineral. Por isso, a diversidade irá atender todas as necessidades que nosso organismo precisa. Uma salada bem criativa: Alface americana, Rúcula, alface roxa, manga, morango, azeitonas pretas, palmito, tomate cereja, cebola roxa, chia.

Sobremesa 

  • Prefira os doces à base de frutas como: maçãs, peras, ameixas, uvas, pêssegos, abacaxi, melancia, mangas, etc. Gelatinas coloridas com creme de leite leves ou lights, creme de banana e mousse de maracujá light são, também, ótimas opções.

Bebidas 

  • Consuma bebidas alcoólicas com moderação. Uma boa opção são os drinks ou coquetéis à base de suco de fruta sem álcool, que, além de deliciosos, contribuem para a hidratação. Outra bebida que pode ser apreciada é o vinho seco. Os refrigerantes não são indicados por conterem alto índice de açúcar, além de não possuírem nenhum poder nutricional e nos trazer malefícios, como a celulite e a gordura corporal. Não se esqueça de ingerir água.

Não tenha medo de arriscar a fazer preparações novas e mais saudáveis. Inovar é sempre ótimo, pois, além de fortalecer nossa saúde, as pessoas acham criativo e ficam curiosas para provar. Tente!

 

 

 

 

 

Latest Posts

Não perca