Últimas Postagens

Câmara Legislativa do DF é mais cara que Câmara Federal. Confira este e outros assuntos na coluna de hoje de João Pedro Marques

Briga tucana será resolvida em 4 de março

O PSDB vai mesmo realizar as prévias para escolher seu candidato a presidente da República. O presidente tucano e pré-candidato Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, relutou até quando pode para construir uma unanimidade em torno de si. Mas no meio do seu caminho apareceu uma pedra chamada Arthur Virgílio Neto, prefeito de Manaus (AM). Virgílio, que também quer ser candidato, brigou até conseguir a realização da prévia, marcada agora para 4 de março. Resta saber se, com as prévias, novos nomes poderão aparecer para a disputa.

Bancada evangélica quer crescer este ano

A bancada evangélica, também chamada de “bancada da bíblia”, quer ampliar a sua representação no Congresso Nacional, com a eleição de 150 deputados federais e 15 senadores. Esta é a meta traçada pelos dirigentes das igrejas evangélicas, conforme apurou o jornal Valor Econômico. Atualmente a bancada é composta de 93 representantes na Câmara Federal e três no Senado da República.

Ameaças a desembargadores não apuradas

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador Thompson Flores, ao se reunir ontem (15) com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo, denunciou que os três desembargadores da 8ª turma da corte, que vão julgar dia 24 o recurso do ex-presidente Lula, estão sofrendo ameaças. Lembrando que o petista foi condenado a 9,5 anos de prisão e o TRF4 é o tribunal revisor das sentença, a quem cabe recurso do julgamento de primeira instância. Mas Thompson Flores não informou quais tipos de ameaças e de onde elas teriam partir.

Polícia Federal precisa investigar

A denúncia de Flores é muito grave e precisa ser investigada. A Polícia Federal precisa entrar no caso e descobrir quais são os ameaçadores e prendê-los. O que não pode é uma denúncia como está ser ignorada pelas autoridades policiais e judiciais. Infelizmente, Thompson Flores não quis falar com a imprensa ao deixar o Supremo, onde, oficialmente, ele foi discutir com a ministra Cármen Lúcia medidas de segurança para o julgamento.

Caravanas devem ocupar Porto Alegre

Centenas de caravanas de todo o Brasil e até do exterior devem chegar a Porto Alegre (RS), sede do TRF4, para acompanhar a julgamento do recurso de Lula. A maioria são de militantes que defendem o petista, mas há notícias de que seus opositores também estarão lá. As medidas de segurança são necessárias para evitar eventuais confrontos. A imprensa estrangeira também comparecerá. Isto se não houver adiamento, conforme se ventila aqui em Brasília.

Haddad é indiciado por caixa 2

O ex-prefeito de São Paulo, o petista Fernando Haddad, foi indiciado Polícia Federal pelo crime de caixa 2 (ou falsidade ideológica eleitoral, como é conhecido oficialmente). Uma gráfica que prestou serviços para a campanha eleitoral da Haddad, em 2012, segundo a Polícia Federal teria recebido o pagamento de R$ 3 milhões via a empreiteira UTC, conforme delação do empreiteiro Ricardo Pessoa. A UTC, por sua vez, teria se beneficia de uma obra contratada pela Prefeitura de São Paulo, na administração de Haddad.

Novela Cristiane, capítulo…

O enredo é tão repetitivo que nem dá mais para contar quantos capítulos já tem a novela “Cristiane Brasil e sua fixação pelo Ministério do Trabalho”. O que sabemos é que ontem mais dois recursos que a Advocacia Geral da União impetrou para tentar revogar decisão da Justiça Federal de cancelamento da nomeação e posse da deputada foram negados. O que começa a causar grande curiosidade é que a insistência também vem partindo do governo, autor dos recursos. A pergunta que Justiça se começa a fazer aqui em Brasília é: por que o presidente Temer quer porque quer Cristiane Brasil como ministra.

Por uns votos a mais

E a resposta é óbvia. O governo não quer perder os votos do PTB, partido de Cristiane Brasil, presidido por seu pai, o ex-deputado e delator do Mensalão do PT, Roberto Jefferson. O PTB tem 16 deputados, mas seu líder, Jovair Arantes (GO), também é líder do Bloco Parlamentar liderado pela legenda e composto ainda pelo PROS, PSL e PRP, como um total de 26 votos. Para quem está suando para conseguir 50 votos para aprovar com folga a reforma da Previdência, perder mais 26 é apostar na derrota.

Congresso é um dos mais caros do mundo

Levantamento do jornal El País, coloca o Congresso Nacional brasileiro como um dos mais caros do mundo, em sexto lugar, ficando atrás de países como Nigéria, Gana e Quênia, entre outros. O que faz o nosso Parlamento ser tão caro são os salários e os benefícios dos deputados e senadores, além de verbas extras para moradia, funcionários, aluguel de escritório, telefone, veículos, combustível, divulgação do mandato, passagens aéreas, vantajosos plano de saúde e ajuda de custo equivalente a dois salários adicionais no início e no fim do mandato.

E o Legislativo de Brasília é mais caro que a Câmara

Segundo levantamento do Observatório Social de Brasília (OSBrasília), a Câmara Legislativa do Distrito Federal, que tem apenas 24 deputados distritais, é ainda mais cara que a Câmara Federal, que tem 513 deputados federais. A razão são os gastos com pessoal, publicidade institucional e as chamadas verbas indenizatórias, que podem custear o aluguel e a manutenção de escritórios políticos, a compra de combustível, a divulgação da atividade parlamentar e a contratação de consultorias especializadas, entre outras despesas.

Frase do Dia

Comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas.

“As eleições [deste ano], de certa forma, representarão um plebiscito em relação à Lava Jato.”

 

Latest Posts

Não perca