Últimas Postagens

Ministro Lewandowski autoriza Lula a conceder entrevistas da carceragem da Policia Federal em Curitiba. Confira outras informações na coluna do JPM desta sexta-feira (28)

DECISÃO DE LEWANDOWSKI

Não causa nenhuma surpresa o fato do ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizar nesta sexta-feira (28) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a conceder entrevistas da carceragem da Polícia Federal (PF) em Curitiba, onde ele se encontra preso desde 7 de abril. A decisão do ministro foi proferida após reclamação ao STF feita pela jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, e pelo jornalista Florestan Fernandes. Eles atacaram decisão da juíza Carolina Moura Lebbos, da 12ª Vara Federal de Curitiba, que em agosto havia negado o acesso da imprensa a Lula.Lewandowski acolheu os argumentos dos reclamantes e entendeu que a decisão da juíza seria uma censura prévia ao trabalho da imprensa, o que viola decisão do próprio Supremo, que na ação de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 130 vetou qualquer tipo de censura prévia.

PAUTA DO STF I

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, divulgou nesta quinta-feira (27) o calendário de pauta do plenário da Corte até 6 de dezembro. É responsabilidade do presidente escolher quais casos são analisados pelos 11 ministros do STF. Entre os destaques estão processos que discutem o indulto de Natal (parcialmente suspenso desde dezembro), a exigência de autoridades serem comunicadas previamente sobre manifestações e a possibilidade de assembleias legislativas reverem medidas cautelares contra deputados estaduais.

PAUTA DO STF II

De acordo com a pauta divulgada, não está previsto o julgamento do recurso sobre a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O recurso havia sido liberado para julgamento nesta quinta-feira(27) pelo ministro Ricardo Lewandowski, que havia pedido vista.Também não estão na pauta as ações diretas de constitucionalidade (ADCs) que tratam da validade da prisão condenatória após o fim dos recursos na segunda instância da Justiça.

ADÉLIO POUPADO

A Justiça determinou na noite dessa quinta-feira (27),a suspensão de entrevistas com Adelio Bispo dos Santos, autor do atentado contra o candidato à Presidência da República, Jair BolsonaroÓrgãos de imprensa solicitaram a possibilidade de conversar com Adelio, que está preso no Presídio Federal de Campo Grande (MS). A liminar em mandado de segurança foi concedida pelo desembragador federal Nino Toldo.

POSSIBILIDADES DE ALIANÇAS

DIÁLOGOS NOS BASTIDORES

Conforme comentários de lideranças politicas em Brasília, os diálogos entre o governo do presidente Michel Temer e integrantes da campanha de Bolsonaro estão intensos e com frequência nos últimos dias. O vice do capitão reformado do Exército, general Hamilton Mourão, e o assessor econômico Paulo Guedes mantêm conversas com o secretário especial de Assuntos Estratégicos, Hussein Kalout. Articuladores da campanha também falam com interlocutores do Partido Novo. Embora o presidenciável da legenda, João Amoêdo, negue a informação, a costura ganhou um importante aliado.

ALTA ADIADA

Uma infecção bacteriana atrasou a liberação do candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro, pelo PSL, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A alta deve ocorrer nesse final de semana. Ao receber alta médica, Bolsonaro irá para a sua residência na Barra da Tijuca, no Riode Janeiro..Operação da PF investiga propina paga pela Odebrecht a Marconi Perillo

PREOCUPAÇÃO COM MERCADO

Empolgado diante da possibilidade de vencer as eleições, o presidenciável Fernando Haddad (PT) quer apresentar logo no início do segundo turno – se disputá-lo – o nome que assumirá o Ministério da Fazenda caso seja eleito presidente da República. Dessa forma, defendem aliados, o petista vai sinalizar que seu eventual governo será moderado e sem grandes rupturas na economia, permitindo sua entrada na reta final da disputa sob menor desconfiança do mercado.Por recomendação de Lula, porém, o movimento não deve ser feito antes de 7 de outubro.

 

 

MEIRELLES CORTEJADO

 

Uma fonte da coluna comentou que o candidato do MDB à Presidência da República, Henrique Meirelles, está sendo sondado por emissários do petista Fernando Haddad e de Jair Bolsonaro, presidenciável do PSL, que reivindicam seu apoio em um eventual segundo turno da disputa. No entanto Mereilles já adiantou, e disse : acho muito prematuro tudo isso. A eleição está em aberto, há grande número de indecisos e eu estou fazendo campanha para entrar no segundo turno. Não cogito de apoiar ninguém”, destaca.

 

 

ALERTA DE ALCKMIN

Em entrevista nesta sexta-feira (28), o candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, disse que tem “alertado a população que não podemos ir ao 2º turno da insensatez”. Segundo ele, a situação do Brasil não é simples e “precisamos buscar um caminho que não seja no extremo”. Na entrevista, Alckmin falou sobre a possibilidade de grandes viradas nos últimos 10 dias de campanha. “Eleitor vai amadurecendo e fixa o voto mais pro final.”

OPERAÇÃO PROPOSTO

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (28) a Operação Preposto, com o objetivo de provar crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa atribuídos ao ex-senador e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, do PSDB. “Quando ainda era senador e, depois, também como governador, Marconi Perillo solicitou e recebeu propina no valor de, em 2010, R$ 2 milhões e, em 2014, R$ 10 milhões, em troca de favorecer interesses da empreiteira relacionados a contratos e obras no Estado de Goiás”, diz a nota do MPF.

 

CRITICA ATRASADA

Às vésperas das eleições, o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco Moreira criticou a a elevada carga incidente sobre os setores de combustíveis, energia e telecomunicações e destacou que ela é superior a 30 por cento nos três segmentos.Ele disse que, de forma injusta, os governos têm ao longo tempo elevado a carga tributária para compensar seus problemas fiscais.”Não dá mais para se viver com impostos tão altos em setores tão indispensáveis para os brasileiros”, disse ele, sem mencionar diretamente que o governo que integra, do presidente Michel Temer, elevou as alíquotas de PIS/Cofins sobre combustíveis em meados do ano passado.

 

MILHÕES DE DESOCUPADOS

O Brasil tem 12,7 milhões de pessoas desocupadas. Este é o resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), relativa ao trimestre de junho a agosto deste ano. dados divulgados nesta sexta-feira (28), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação, que mostra o índice de desemprego no país, no período foi de 12,1%. Esta indica uma queda de 0,6% em relação ao trimestre anterior: 12,7%.

RELATÓRIOS ECONÔMICOS
A Secretaria do Tesouro Nacional divulga, nesta sexta-feira (28), cinco relatórios econômicos.São eles: Relatório de Subsídios do Tesouro ao BNDES e à Finep; Relatório Resumido de Execução Orçamentária; Boletim de Estatísticas Fiscais Trimestrais do Governo Geral – Quadros Estatísticos; Relatório de Gestão Fiscal; e Relatório de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais.

BANDEIRA TARIFÁRIA
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulga, nesta sexta-feira (28), a cor da bandeira tarifária de outubro (verde, amarela ou vermelha (patamar 1 ou 2)). Em setembro, a bandeira aplicada foi a vermelha (patamar 2). O sistema de bandeiras é adotado por todas as concessionárias conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e, também, pelas permissionárias de distribuição de energia.

FRASE DO DIA

“Estamos na reta final para as eleições. Mais uma vez parte da mídia de sempre lança seus últimos ataques na vã tentativa de me desconstruir. O sistema agoniza, vamos vencê-lo”, escreveu o candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, na rede social, nesta sexta-feira (28)

Latest Posts

Não perca