Últimas Postagens

TSE informa que convidou os 35 partidos para acompanhar a apuração de votos neste domingo(28)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou  ter convidado representantes dos 35 partidos para acompanhar a apuração dos votos neste domingo (28), dia do segundo turno das eleições. Ao todo, cerca de 150 milhões de brasileiros deverão comparecer às urnas para escolher o próximo presidente da República e governadores de 14 estados.

Além dos representantes dos partidos, o TSE informou ter convidado integrantes do STF (Supremo Tribunal Federal), da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e da PF (Polícia Federal), por exemplo.

“O convite feito pelo TSE permitirá que os partidos e demais instituições convidadas possam acompanhar in loco a totalização e a divulgação dos resultados neste segundo turno do pleito”, informou o tribunal em nota.

Pedido

De acordo com o tribunal, a coligação Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos, do candidato Jair Bolsonaro (PSL), pediu que cinco representantes do grupo e mais cinco da coligação O Povo Feliz de Novo, do candidato Fernando Haddad (PT), pudessem acompanhar a apuração no domingo.

“A solicitação foi prontamente atendida pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber, que, no despacho em que acolheu a solicitação, lembrou que o próprio Tribunal já havia tomado a iniciativa do convite a ambas as coligações para acompanhamento da totalização de votos e divulgação de resultados nos dois turnos das eleições”, informou o TSE.

Urnas

O TSE tem destacado que as urnas são confiáveis e garantem que o processo de votação seja “íntegro”, “ágil” e “auditável”. Para a presidente do tribunal, Rosa Weber, críticas às urnas são “desconectadas da realidade”. Além disso, a OEA (Ordem dos Estados Americanos), que acompanha a eleição a convite do governo, também já declarou que as urnas são seguras.

Resultado

Neste domingo, o Brasil vai conhecer o seu novo presidente. O resultado das eleições deve sair até as 21h, segundo o TSE. A votação será aberta às 8h e encerrada às 17h.

Os gaúchos também escolherão o seu governador. Para votar, o eleitor precisa levar um documento com foto. Pode ser carteira de motorista, carteira de trabalho ou identidade. Quem não votou no primeiro turno, pode votar no domingo mesmo que ainda não tenha justificado a ausência. Voto em trânsito só é possível para quem se cadastrou em agosto.

Se você tiver fora da cidade onde vota, pode justificar no próprio domingo, em locais indicados pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais). As justificativas pela ausência podem ser feitas pela internet. Se for pela web, deve ser anexada uma cópia digital de pelo menos um documento que comprove o motivo de não ter ido votar. Por exemplo: atestado médico, bilhete de viagem, declaração de que trabalhou no dia da votação. O juiz eleitoral analisa e aprova ou não.

Latest Posts

Não perca