Jovens senadores chegarão a Brasília para ‘mandato’ de uma semana

Os estudantes classificados para o programa Jovem Senador 2018 chegam a Brasília na próxima segunda-feira (19). Eles tomarão posse como jovens senadores para um “mandato” de uma semana conhecendo o Senado, participando de comissões, apresentando e votando sugestões legislativas que poderão ser transformadas em projetos de lei.

Criado em 2011, o programa dá oportunidade a estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais, com idade até 19 anos, de conhecer de perto como funciona o processo legislativo brasileiro. Os professores orientadores das redações vencedoras também viajam a Brasília, onde recebem treinamento sobre a atividade legislativa e o papel do Congresso Nacional.

Esta 11ª edição do Jovem Senador teve participação recorde: foram 190 mil redações inscritas, com a temática dos 30 anos da Constituição federal. Concorreram jovens de todos os estados e do Distrito Federal. Lanielle Lorane de Sá Andrade, de Monsenhor Hipólito (PI), foi classificada em primeiro lugar. Matheus Moura Carabolante, de São Francisco (SP), e Luana Coutinho da Silva, de Igarapé-Açu (PA), ficaram com o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

As 27 redações vencedoras, uma de cada unidade da federação, foram escolhidas por uma comissão formada por servidores do Senado e membros de instituições parceiras. Entre os critérios avaliados estiveram a estruturação do texto, argumentação, gramática e pertinência com o título proposto.

Por Agência Senado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *