Últimas Postagens

Bolsonaro diz que declarações de Olavo de Carvalho ‘não contribuem’ para o governo

O porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, leu nesta segunda-feira (22) uma nota de Jair Bolsonaro na qual o presidente afirma que as recentes declarações do ideólogo Olavo de Carvalho”não contribuem” para o governo.

Rêgo Barros leu a nota durante uma declaração à imprensa, no Palácio do Planalto.

No fim de semana, foi publicado na página de Bolsonaro um vídeo no qual o ideólogo diz, entre outras coisas, que no governo só há “intriga, sacanagem, egoísmo e vaidade”. Olavo de Carvalho também crítica militares, integrantes do governo e políticos que se aliaram a Bolsonaro. Depois, o vídeo foi apagado.

“O professor Olavo de Carvalho teve um papel considerável na exposição das ideias conservadoras que se contrapuseram à mensagem anacrônica cultuada pela esquerda e que tanto mal fez ao nosso país. Entretanto, suas recentes declarações contra integrantes dos poderes da República não contribuem para a unicidade de esforços e consequente atingimento dos objetivos propostos em nosso projeto de governo”, afirmou Bolsonaro na nota lida pelo porta-voz.

Segundo Otávio do Rêgo Barros, Bolsonaro tem “convicção” de que Olavo de Carvalho “está tentando contribuir com a mudança e com o futuro do Brasil”.

Papel de ‘astrólogo’

Mais cedo, nesta segunda-feira, o vice-presidente Hamilton Mourãoafirmou que Olavo de Carvalho deve se limitar à função de “astrólogo”.

Morão deu a declaração ao comentar um trecho do vídeo no qual Olavo de Carvalho diz que a herança das escolas militares são “cabelo pintado e voz empostada”.

“Em relação ao Olavo de Carvalho, mostra o total desconhecimento dele de como funciona o ensino militar. Acho que até é bom a gente convidar ele para ir nas nossas escolas e conhecer. Acho que ele deve se limitar, ele, Olavo de Carvalho, à função que ele desempenha bem, que é de astrólogo. Pode continuar a prever as coisas aí que ele é bom nisso”, declarou o vice-presidente.

No fim da tarde desta segunda-feira, Olavo de Carvalho publicou a seguinte mensagem em uma rede social: “O Mourão deveria se limitar à única função que desempenha bem, de modelo”.

‘Vergonha na cara’

No vídeo publicado na página de Bolsonaro, e depois apagado, Olavo de Carvalho diz que os militares “entregaram” o país ao comunismo e, “se tivessem vergonha na cara, confessariam seu erro”.

“Os milicos têm que começar por confessar os seus erros antes de querer corrigir os erros dos outros. Essa é a lei de Cristo. Primeiro, os teus pecados, depois, os do vizinho. Agora, no Brasil, não, todo mundo é assim: ‘Nós somos os patriotas, os heróis, nós salvamos o Brasil do comunismo, nós isso, aquilo’. Tudo conversa mole. Quem salvou o Brasil do comunismo foram as lideranças civis em 1964”, afirma Olavo de Carvalho.

Cronologia

  • Sábado (20): vídeo é publicado na conta de Jair Bolsonaro em rede social
  • Domingo (21): vídeo é apagado da conta de Bolsonaro
  • Segunda-feira (22) pela manhã: Mourão comenta as declarações de Olavo de Carvalho no vídeo e diz que ele deveria se limitar à função de “astrólogo”
  • Segunda-feira (22) à tarde: Olavo de Carvalho responde a Mourão por uma rede social dizendo que o vice deveria se dedicar à função de “modelo”
  • Segunda-feira (22) à noite: Porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, lê nota de Bolsonaro na qual o presidente considera que as declarações de Olavo de Carvalho “não contribuem”

Da Redação com informações do G1

Latest Posts

Não perca