Últimas Postagens

Novo presidente da Apex toma posse e demite diretores, diz assessoria

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) informou que o contra-almirante da Marinha Sergio Ricardo Segovia Barbosa tomou posse nesta segunda-feira (6) como novo presidente do órgão.

Barbosa foi escolhido para o cargo pelo presidente Jair Bolsonaro e já é o terceiro presidente do órgão desde o início do novo governo.

Conforme a Apex, ao tomar posse, o contra-almirante decidiu demitir os diretores de Gestão Corporativa, Márcio Coimbra, e de Negócios, Letícia Catelani.

Segundo a colunista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo, os dois são ligados ao PSL, partido de Bolsonaro, ao chamado “grupo ideológico” do governo e ao chanceler Ernesto Araújo.

Em abril, antes de deixar o cargo, o então presidente da Apex Mário Vilalva disse que tinha sido alvo de “sabotagem” por parte de Márcio Coimbra e de Letícia Catelani, além do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

A Apex é vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e cabe à agência promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

De acordo com o Blog da Cristiana Lôbo, a escolha por Barbosa representou uma vitória do núcleo militar do governo sobre o ideológico. O novo presidente da Apex ocupava o cargo de sub-chefe de Inteligência Estratégica do Ministério da Defesa.

Íntegra

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pela Apex:

Nota à imprensa

O senhor Sergio Ricardo Segovia Barbosa assumiu, hoje (6 de maio), a presidência da Apex-Brasil.

Segovia, 55 anos, é Contra-Almirante na Marinha Brasileira. Com reconhecida experiência profissional nas áreas militar, gerencial e governamental, ele trabalhou em Análise de Inteligência, Operações Militares e Logística. Atuou também em Gerenciamento de Emergência e de Riscos, Segurança Marítima, Planejamento Estratégico, Navegação e Operações Marítimas. Além disso, na área de comércio exterior, foi responsável pelos processos de logística e de aquisição internacional, quando encarregado do grupo de recebimento de navio no estrangeiro.

Segovia tem pós-graduação em Política e Estratégia, pela Escola Superior de Guerra. É fluente nos idiomas inglês e espanhol.

A chegada do novo presidente implicará em algumas mudanças na Agência, já iniciadas hoje, com a decisão de Segovia de destituir de suas funções os senhores Marcio Coimbra, Diretor de Gestão Corporativa, e Letícia Catelani, Diretora de Negócios.

Em breve serão informados os nomes dos novos ocupantes dos referidos cargos, cuja indicação estará sob responsabilidade do Conselho Deliberativo Administrativo.

Assessoria de Imprensa Apex-Brasil

Da Redação com informações do G1

Latest Posts

Não perca