Últimas Postagens

EXPECTATIVA: STF julga ‘quadrilhão’ e pode colocar lideranças do Centrão no banco dos réus. Confira outras informações na coluna JPM desta terça-feira(21)

JULGAMENTO STF

Em um momento político  nebuloso, em que o Centrão promove uma queda de braço com o presidente Jair Bolsonaro, impondo ao governo uma série de derrotas no Congresso Nacional , o Supremo Tribunal Federal (STF) decide nesta terça-feira, 21, se coloca lideranças do chamado Centrão no banco dos réus. Em pauta, uma denúncia contra o chamado “quadrilhão do PP”, o maior partido do bloco informal da Câmara.O colegiado discutirá se recebe ou não a acusação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), na Lava Jato, contra o líder da Maioria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), os deputados Arthur Lira (PP-AL) e Eduardo da Fonte (PP-PE) e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do partido. Os quatro são acusados pelo crime de organização criminosa. O ministro Ricardo Lewandowski  preside a Segunda Turma.

 

CENTRÃO NA MIRA

O foco em Brasília passou  a ser o Centrão.apontado como responsável por paralisar  as acoes do  governo Nos bastidores , os comentários são fortes no sentido de que  os grupos que organizam as manifestações de domingo (26) adaptaram o discurso para excluir motes radicais e tentar ampliar a adesão de apoiadores do governo Jair Bolsonaro (PSL).As convocações falam também em demonstrar apoio à reforma da Previdência e ao pacote anticrime do ministro Sergio Moro, pedir a continuidade da Operação Lava Jato e defender a obrigação do voto nominal como estratégia para constranger parlamentares em projetos polêmicos.

AGENDA

Nesta terça-feira , o presidente Jair Bolsonaro participa  no Palácio da Alvorada, em Brasília, da 12ª Reunião do Conselho de Governo. Periodicamente, o alto escalão se reúne para avaliar as ações desenvolvidas e discutir as prioridades da agenda do governo federal. Amanhã, Bolsonaro planeja viajar ao Paraná para inaugurar em Capanema a usina hidrelétrica do Baixo Iguaçu, conforme o gabinete do porta-voz da Presidência da República

 

 

COMANDO NOVO

O Diário Oficial da União  publica que a presidência da Embratur passa a ter um novo comando, a partir de hoje. O presidente da República Jair Bolsonaro nomeou Gilson Machado Guimarães Neto para o cargo. Em cinco meses de governo, este é o terceiro presidente da Embratur nomeado por Bolsonaro.

LULA ROMÂNTICO

Em clima de romantismo, o  ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está usando um anel de compromisso na mão direita dado em visita pela socióloga Rosângela da Silva. Os dois estão namorando e o anel foi dado em uma das visitas de Rosângela ao ex-presidente. Lula está preso desde abril de 2018 acusado de corrupção.

 

 

 

NOVA REIVINDICAÇÃO

Surge uma nova exigência dos prefeitos de todo pais: a recriação do Ministério das Cidades, usada pelos parlamentares  como condição para aprovar a reforma da Previdência, tem sentido prático. Os prefeitos que vão a Brasília não precisarão peregrinar por vários gabinetes, entregando pedidos. Repassariam só ao ministro das Cidades com a esperança de soluções.

 

CARTEIRADA DA OAB

A que ponto chegamos…A ex-primeira-dama do Rio, Adriana Ancelmo, usou sua carteira de advogada ao menos duas vezes este ano, nos dias 20 e 27 de fevereiro, para visitar o marido, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, na Cadeia Pública Pedrolino Werling de Oliveira, conhecida como Bangu 8, no Complexo de Gericinó, Zona Oeste do Rio.

ESPERTA

De acordo com ofício do setor de Inteligência da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária), a “manobra” estava sendo praticada por Adriana para não passar pelos procedimentos de segurança da portaria principal. Os advogados têm direito a entrar de carro no complexo e não são submetidos ao mesmo procedimento de revista dos visitantes. Além disso, não precisam cumprir dia e horário de visitas.

ECONOMIA

O Índice de Confiança da Indústria recuou 1,6 ponto na prévia de maio em relação ao resultado de abril.Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), com a queda o indicador passou para 96,3 pontos em uma escala de zero a 200 pontos.A queda do índice foi puxada pela redução na confiança em relação ao momento atual e aos próximos meses. O Índice da Situação Atual caiu 0,4 ponto para 98,1 pontos, enquanto o Índice de Expectativas recuou 2,9 pontos, indo para 94,5 pontos.O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria subiu 0,2 ponto para 74,7%, na prévia de maio.O resultado consolidado do Índice de Confiança será divulgado no próximo dia 28, no Rio de Janeiro.

PROBLEMA SÉRIO

A desigualdade de renda dos brasileiros atingiu o maior patamar já registrado no primeiro trimestre de 2019. Segundo pesquisa do estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/IBRE), o índice que mede a desigualdade vem subindo consecutivamente desde 2015, e atingiu em março o maior patamar desde o começo da série histórica, em 2012.O indicador estudado pela pesquisa é o índice de Gini, que monitora a desigualdade de renda em uma escala de 0 a 1 – sendo que, quanto mais próximo de 1, maior é a desigualdade. O do Brasil ficou em 0,627 em março.

 

FRASE DO DIA

— Até vocês, quando vocês estiverem trabalhando, vocês vão garantir a nossa aposentadoria, desse pessoal que está aqui atrás. Então, nós precisamos bem formar vocês — disse o presidente durante cerimônia da qual participaram alunos do Ensino Fundamental para falar sobre a reforma da Previdência para os adolescentes.

 

 

Latest Posts

Não perca