Últimas Postagens

Comissão da Câmara faz 4º dia de debates sobre reforma da Previdência

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a reforma da Previdência abriu nesta quarta-feira (26) o quarto dia de debates sobre o parecer do relator, Samuel Moreira (PSDB-SP).

Dos cerca de 150 deputados inicialmente inscritos para debater a proposta, 47 oradores ainda estão na fila. Os líderes partidários também podem pedir a palavra a qualquer momento, o que pode engrossar essa lista. A expectativa é a de que essa etapa seja encerrada nesta quarta.

Após a fase de debates, o relator pretende entregar uma complementação de voto com mudanças no seu parecer. Segundo ele, serão mantidos os pilares da reforma, como a idade mínima.

No entanto, de acordo com o presidente do colegiado, Marcelo Ramos (PL-AM), a apresentação do novo texto do relator ficará para quinta (26) a fim de ganhar tempo para as negociações do texto com os partidos. A votação mesmo será na semana que vem.

Um dos pontos em discussão é a reinclusão no parecer das regras previdenciárias para servidores estaduais e municipais, que acabou retirada por falta de apoio.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), é um dos principais defensores de que a reforma também seja válida para estados e municípios.

Dos 27 governadores, apenas quatro (Ceará, Piauí, Pernambuco e Bahia) são contrários à proposta e resistem a convencer os parlamentares dos seus estados a votarem a favor da medida, segundo o deputado Darcísio Perondi (MDB-RS), um dos vice-líderes do governo na Câmara.

Como a reforma da Previdência é considerada uma pauta impopular por endurecer as regras de aposentadoria, os parlamentares não estão dispostos a arcar sozinhos com o desgaste de aprovar a matéria e exigem dividir esse ônus com os governadores.

Da Redação com informações do G1

Latest Posts

Não perca