Últimas Postagens

ECONOMIA: País tem recorde de 38,683 milhões trabalhando na informalidade, aponta IBGE. Confira outras informações na coluna JPM desta sexta-feira(30)

 AQUECIMENTO

Melhoras na economia. O mercado de trabalho registrou  um nível recorde de 38,683 milhões de pessoas atuando na informalidade, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).Ou seja, 41,3% de todos os ocupados estão na informalidade, contra uma fatia de 40,9% registrada no trimestre terminado em abril.

INFORMALIDADE

O levantamento, considerado uma proxy da informalidade, inclui os empregados do setor privado sem carteira assinada, os trabalhadores domésticos sem carteira assinada, os trabalhadores por conta própria sem CNPJ, os empregadores sem CNPJ e o trabalhador familiar auxiliar.

ANÁLISE

“O desemprego está caindo, mas o que está acontecendo? Tem uma transferência para a subutilização, tem um aumento na subocupação”, frisou Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE.

INDULTO DE NATAL

Mais uma do presidente. Bolsonaro disse hoje que o próximo indulto de Natal terá “nomes surpreendentes”. Ele voltou a dizer que pretende beneficiar policiais condenados por “pressão da mídia”, mas não quis citar exemplos. “Tem muito policial no Brasil, civil e militar, que foi condenado por pressão da mídia. E esse pessoal no final do ano, se Deus me permitir e eu estando vivo, vai ser indultado.

LÁ VEM SURPRESA

Nomes surpreendentes, inclusive. Pessoas que honraram a farda, defenderam a vida de terceiros, e foram condenados por pressão da mídia”, afirmou em conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada, pela manhã. “A caneta Compactor, não é mais BIC, vai funcionar”, disse.

NOVIDADE

.

 O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli,acredita que a inteligência artificial poderá dar mais eficiência à análise de processos, tornando mais produtivo o sistema judiciário brasileiro. Os instrumentos, contudo, não teriam a responsabilidade de tomar decisões, mas de facilitar.
INTELIGENCIA ARTIFICIAL
“Instalamos um laboratório de inteligência artificial, para o desenvolvimento de ferramentas, iniciando o foco nos milhões de casos de execução fiscal, que são muito parecidos, para ter uma atuação mais célere nas execuções”, disse o presidente do Supremo.
RECADO DURO
O presidente Jair Bolsonaro chamou de “esmola” a ajuda oferecida pelos países do G-7 para combater a crise ambiental na Amazônia Legal. “Tivemos um encontro na terça-feira com governadores da região amazônica. E ali, só um falou em dinheiro, aquela esmola oferecida pelo Macron (presidente da França). O Brasil vale muito mais que 20 milhões de dólares”, disse ele em transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira (29).

MAIS UM LOUCO

Na tarde de quinta-feira (29), um homem tentou invadir a sede do Senado Federal. Gritando “Aqui é a casa do povo”, ele quebrou vidros do local ao arremessar uma estrutura metálica contra uma porta. Ele só foi contido após policiais legislativos contê-lo com uma arma de choque.Ele  gravou vídeo ameaçando esfaquear diversos líderes políticos. Entre eles estão o presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente Lula, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes, o deputado federal Marco Feliciano (Podemos-SP) e o bispo Edir Macedo.

FACADA REAL

Um vídeo vazado nesta sexta-feira (30) dá conta de que ele tem o presidente Jair Bolsonaro como alvo, e que ele pretende matá-lo com uma “facada real”. Não se sabe se as imagens foram gravadas antes ou depois da tentativa de invasão.Ao falar “facada real”, o suspeito insinua que o atentado sofrido por Bolsonaro durante campanha política nas eleições de 2018 foi falso. Ele até dá um termo ao caso: “esfakeamento”.

CARGO DISPUTADO

Diário Oficial da União (DOU), a nomeação do advogado Rodrigo Sergio Dias para comandar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão cobiçado por diversos partidos pelo orçamento superior a R$ 50 bilhões e que trata da compra de livros escolares ao financiamento estudantil.

CHEGADO DO MAIA

A coluna apurou que Rodrigo Dias é primo de Alexandre Baldy (PP-GO), secretário de Transportes Metropolitanos no governo de São Paulo e aliado do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Partidos como DEM, PP, PL, PRB e Solidariedade esperam conseguir pelo menos quatro das seis diretorias do órgão.

ECONOMIA

o mercado de olho nas atuações do Banco Central, controlando as turbulências da Argentina e com esperanças cautelosas de um entendimento comercial entre Estados Unidos e China, o dólar abriu em queda nesta sexta-feira (30). Às 11h02, a moeda norte-americana caía 0,56%, a R$ 4,1472.O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em alta pela segunda vez consecutiva. Hoje, a Bolsa registrou alta de 0,94% aos 98.193,53 pontos.

Latest Posts

Não perca