Últimas Postagens

Expectativa : Mato Grosso escolhe senador no próximo domingo(15)

 

No próximo domingo (15), além de votar para prefeito e vereador, o eleitor do estado do Mato Grosso também vai escolher um representante para o Senado. A eleição para senador vai ocorrer devido à cassação, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do mandato da chapa da ex-senadora Selma Arruda e de seus dois suplentes, por caixa dois e abuso do poder econômico na campanha de 2018.

Senadora mais votada, Selma exerceu o mandato até abril deste ano. O senador Carlos Fávaro (PSD), terceiro mais votado nas últimas eleições, assumiu o mandato de forma interina, após decisão do Superior Tribunal Federal (STF) para que a representação de Mato Grosso no Senado pudesse ficar completa. Ele é um dos 11 candidatos a uma cadeira no Senado (veja a tabela abaixo). O senador Jayme Campos (DEM), segundo mais votado na eleição de 2018, e o senador Wellington Fagundes (PL), eleito em 2014, completam a bancada do Mato Grosso.

Ganhos

A eleição suplementar no Mato Grosso estava prevista inicialmente para o mês de abril. No entanto, a votação foi adiada por conta da pandemia do coronavírus e vai ocorrer de forma conjunta com o primeiro turno das eleições municipais. Segundo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), Gilberto Giraldelli, a realização de eleições simultâneas é importante por uma questão de saúde pública, diante do risco da covid-19, além de trazer ganhos econômicos.

— Os ganhos foram imensos. Do ponto de vista econômico, economizamos de maneira substancial, algo aproximado a R$ 15 milhões — afirmou o Giraldelli,

O estado

Conforme dados do TSE, o Mato Grosso tem 2,3 milhões de eleitores, espalhados em 141 municípios. O estado, que conta com cerca de 3,2 milhões de habitantes, tem ampla diversidade de fauna e flora, com partes da Floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal em seus domínios. Sua economia é baseada principalmente no agronegócio, sendo considerado o maior produtor de grãos do país, com uma participação de 28% da produção nacional.

Candidatos a senador pelo Mato Grosso
Carlos Fávaro
(PSD)
Carlos Fávaro é produtor rural, foi vice-governador de Mato Grosso entre 2015 e 2018 e ocupa interinamente a vaga no Senado deixada por Selma Arruda. Tem o apoio de MDB, PP, PTB e PV.
Coronel Fernanda
(Patriota)
Rubia Fernanda Siqueira atua na Polícia Militar de Mato Grosso desde 1996. O partido Republicanos também apoia sua candidatura.
Euclides Ribeiro
(Avante)
É empresário e advogado. Sua coligação tem o apoio de PDT, PSB e PROS.
Elizeu Nascimento
(Democracia Cristã)
É sargento da PM de Mato Grosso e deputado estadual. Sua chapa também conta com o apoio do PSL.
Feliciano Azuaga
(Novo)
É economista e professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).
José Medeiros
(Podemos)
É deputado federal, tendo sido senador entre 2015 e 2018. Atuou na Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Nilson Leitão
(PSDB)
Foi prefeito de Sinop (2001-2008), deputado estadual (1999-2000) e federal (2011-2019). Sua chapa também conta com o apoio de DEM, PL e PTC.
Pedro Taques*
(Solidariedade)
Foi senador (2011-2014) e governador do estado (2015-2018). Ex-procurador da República, sua coligação também conta com o apoio do Cidadania.
Procurador Mauro
(PSOL)
Mauro Lara de Barros é procurador da Fazenda Nacional e músico.
Reinaldo Morais
(PSC)
É empresário do ramo alimentício. Sua candidatura também conta com o apoio do PRTB.
Valdir Barranco
(PT)
Barranco foi prefeito de Nova Bandeirantes (2005-2009) e é deputado federal desde 2015. Sua candidatura tem o apoio do PC do B.​

* No final de outubro, o TRE-MT negou o registro da candidatura de Taques, que informou que vai recorrer.

Fonte: Agência Senado

Latest Posts

Não perca