Últimas Postagens

Sem reeleição no Congresso, MDB reivindica o Senado e centro tenta acordo para a Câmara

Diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de barrar a reeleição dos atuais presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), o MDB quer recuperar o comando do Senado, com o argumento de ser a maior bancada. Os nomes já colocados são:

  • líder do MDB, Eduardo Braga (AM);
  • líder do governo no Congresso, Eduardo Gomes (TO);
  • líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (PE);
  • presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Simone Tebet (MS).

Questionado na manhã desta segunda-feira (7), Eduardo Gomes disse que ainda iria aguardar um posicionamento do atual presidente da Casa, Davi Alcolumbre, para iniciar as articulações. Fora do MDB, há um movimento de senadores independentes por uma candidatura, que poderia ser até mesmo de Simone Tebet.

Na Câmara, a expectativa é que Maia consiga articular uma candidatura de unidade entre os partidos de centro e de esquerda. Entre os nomes, estão o do presidente do MDB, Baleia Rossi (SP), do líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e do vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP).

O maior temor desse grupo é que haja sequelas depois da escolha do nome. O candidato do Planalto, o deputado Arthur Lira (PP-AL), já trabalha para conseguir apoio desse grupo de centro, inclusive com o sinal verde do governo para negociar cargos. A oposição também estuda lançar um nome para a disputa. (Da Redacao)

Latest Posts

Não perca