Últimas Postagens

COVID-19: Saúde de Mato Grosso é exemplo reconhecido em Brasília e todo território nacional no combate à pandemia do novo corona vírus

Por uma questão de justiça e ética jornalística em reconhecer as boas práticas da gestão pública e não somente apontar defeitos, o Grupo Rede de Mídias Brasil (GRUPO RDM) e os sites: 3Poderes-Brasil, Estação Brasília e Agência de notícias “Direto de Brasília”. Resolveu de forma profissional, registrar o reconhecimento no próprio Ministério da Saúde, pela grande competência e dedicação dos profissionais da saúde em Mato Grosso.

Da mesma forma, reconhecemos a atitude de cidadania do governador Mauro Mendes, na criação e gestão da inigualável estrutura do “CENTRO DE TRIAGEM ARENA PANTANAL”, para os diagnósticos e os primeiros atendimentos médicos para a COVID-19 em Cuiabá- MT.

Com isso, também acelerar os diagnósticos e salvar vidas nessa impiedosa pandemia do novo corona vírus.

Centro testagem MT
Centro testagem MT

Registramos também, o reconhecimento, do o excelente trabalho do titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), Secretário Gilberto Figueiredo, que para elaborar o referido projeto, prontamente designou a secretária adjunta, Carolina Dobes, que em parceria com a Médica, DrªPatrícia Dourado- (que também é diretora superintendente do Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá)- na concepção do Centro de Triagem da COVID-19.

Esse projeto foi tão bem concebido pela equipe técnica da SES-MT, que já tornou-se famoso e respeitado nacionalmente, ao ponto de ser positivamente reconhecido pelo Ministério da Saúde. Além de outras instituições públicas e não governamentais, aqui em Brasília e Brasil afora…

O Centro de Triagem, foi edificado emergencialmente, através do setor de obras e manutenção da própria CASA CIVIL do estado, sob o comando do secretário Mauro Carvalho, que determinou ao então assessor Hallisson Lasmar, a executar esta obra em um tempo recorde jamais visto em Governos passados de Mato-Grosso.

É mais que justo, a gente reconhecer que em tão pouco tempo, construiu-se algo que definitivamente não existe outro no Brasil, que possa assemelhar-se ao Centro de Triagem da COVID-19 de Cuiabá.

Também é justo ressaltar que a atitude política de Mauro Mendes, na área da saúde pública, está salvando milhares de vidas.

Devemos sempre colocar em evidência a direção e supervisão, que é hiper profissional e humanizada, de acordo com funcionários e pacientes ouvidos por nossa reportagem.

Centro testagem MT: Reprodução
Centro testagem MT: Reprodução

Como já evidenciamos no início deste texto, é digna de todos os elogios, a atuação da diretora do Hospital Estadual Santa Casa de Cuiabá, Dra.Patricia Dourado, que em parceria com a Drª.Jomara Leão, estão sempre prontas e solícitas à atender e resolver os inúmeros problemas, tanto dos pacientes/usuários como também da gestão dos funcionários, que compõem todo o corpo técnico da (SES-MT), equipes de enfermagem e seus colegas médicos, que demandam uma atenção especial que é a chamada” “LINHA DE FRENTE”.

Reconhecemos que vez ou outra, geram pequenos estresses no dia a dia. Fato que torna a gestão nada fácil pra ninguém, observou a médica-chefe.

Mesmo assim, esses episódios são de raríssimas exceções; já que a maioria absoluta com quem conversamos, foram unânimes em afirmar que essa admirável dupla de mulheres- médicas, Drª Patrícia Dourado e Drª Jomara Leão, são impecáveis na condução dessa elogiável gestão do agora já nacionalmente famoso, Centro de Triagem da Arena Pantanal de Cuiabá-MT.

Ao comentar sobre este assunto com um dos assessores mais qualificados do Ministro Pazzuelo, ele ressaltou que recebe relatórios diários de todo país, e que a gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT),é sem dúvida nenhuma, de ótima qualidade tendo como gestor o Secretário Gilberto Figueiredo, e a competente equipe que ele conseguiu montar.

O referido assessor foi além afirmando que: MT deve servir de exemplo positivo e proativo, para todo o território nacional, diante das habilidades na condução da grave pandemia do novo corona vírus, pelo governo de Mato Grosso”, conclui.

Pantanal pantanal
Arena pantanal

Nossa reportagem observa que essa atitude do Governo de Mato Grosso, está salvando um enorme número de vidas, que é o que mais importa; e que nada disso aconteceu por acaso. Uma vez que em Mato Grosso, o secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo; ainda recuperando-se do pós-Covid-19, mesmo assim, está sempre presente frente aos inúmeros problemas da SES-MT, não deixando nada a desejar, para tudo o que chega ao seu conhecimento!!!

Enfim, em meio a tantas notícias ruins, temos algo de bom para comemorarmos, em se tratando de uma competente e honesta gestão na área da saúde pública, partindo do estado campeão de produtividade do AGRO brasileiro, que é o admirável Mato Grosso; que mais uma vez repercutiu proativamente e positivamente aqui na capital da república, a nossa acolhedora Brasília, lugar onde todo o Brasil se encontra.

Mato Grosso está fazendo a diferença, em bem cuidar da saúde pública, sem compactuar com os escândalos como vem acontecendo Brasil afora, com os desvios de verbas públicas direcionadas para o enfrentamento da COVID-19.

Também é valido colocar em evidência, repetindo o que nos afirmou horas atrás, o assessor direto do Ministro da Saúde; que realmente “Mato Grosso sirva de exemplo e estímulo positivo à ser seguido, pelos demais entes federados do nosso tão sofrido Brasil”!!!

João Pedro Marques

JPM-Joao Pedro Marques

Advogado e jornalista em Brasília e Mato Grosso

Latest Posts

Não perca