Gilmar Mendes e Arthur Lira debatem o papel do Legislativo na produção da Justiça

O Supremo Tribunal Federal vem consolidando uma postura ativista que invade a competência do Congresso ou as decisões da Corte apenas suprem uma incapacidade do Poder Legislativo de cumprir suas atribuições? Essa e outras questões centrais para a preservação da harmonia entre os poderes da República serão discutidas nesta quinta-feira (18/3), em debate promovido pela TV ConJur entre o ministro Gilmar Mendes, do STF, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O papel do Legislativo na estruturação do sistema de Justiça e as atribuições dos dois poderes no combate aos impactos da pandemia também serão temas abordados no webinar transmitido a partir das 10h desta quinta (18/3), com mediação de Rodrigo Haidar, repórter especial da ConJur.

Dentre os temas a serem discutidos, está também o protagonismo da Suprema Corte. Hoje, grandes decisões no combate à Covid-19 saem do STF. Após classificar a “lava jato” de “maior escândalo judicial da história do país”, Gilmar também deve analisar a necessidade de um novo código de conduta para investigações, mais sujeito a controles efetivos.

Outra questão é o grande número de leis consideradas inconstitucionais pelo STF. Levantamento feito pelo Anuário da Justiça aponta que a cada dez leis julgadas, sete são declaradas inconstitucionais, ao menos em parte. A insegurança jurídica dos acordos de leniência e a legislação que regulamentou a colaboração premiada também serão temas abordados na conversa.

Da redação com o ConJur

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *