Últimas Postagens

Torres do Congresso Nacional, em Brasília, ganham protesto contra Holocausto

As torres do Congresso Nacional, em Brasília, foram iluminadas na noite de ontem (7) com a frase “Holocausto Nunca Mais”. A projeção, organizada pela Confederação Israelita do Brasil (Conib), é uma homenagem à memória dos judeus mortos pelos nazistas durante a 2ª Guerra Mundial

Comunidade judaica do DF realiza homenagem no Dia em Memória das Vítimas do Holocausto

A projeção foi iniciada por volta das 19h. Este foi o quarto ano consecutivo em que a Câmara dos Deputados e o Senado Federal atenderam ao pedido da Confederação Israelita do Brasil para marcar o “Yom Hashoá VehaGvurá“, Dia do Holocausto e do Heroísmo, lembrado em todo o mundo.

De acordo com o calendário judaico, neste ano a data ocorre nos dias 25 e 26 de Nissan, correspondendo, no calendário gregoriano, ao início da noite de 7 de abril até o pôr do sol do dia 8.

Segundo a Confederação Israelita, “além de lembrar o espírito de resistência dos que conseguiram se rebelar em cidades europeias ocupadas e em campos de concentração e extermínio”. O episódio mais conhecido é o Levante do Gueto de Varsóvia, que se iniciou no dia 19 de abril de 1943.

A Confederação Israelita diz que, neste ano, quer direcionar esforços contra a banalização do Holocausto, “por considerar que negar, ignorar e fazer pouco caso de certos temas têm um alto custo para a humanidade”.

Da redação com o G1

Latest Posts

Não perca