Últimas Postagens

Conversa entre Jair Bolsonaro e senador Jorge Kajuru promete novos rounds

CONVERSA VAZADA

O presidente Jair Bolsonaro partiu pra cima do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) após o parlamentar goiano gravar e divulgar áudio de conversa entre os dois. No domingo Kajuru divulgou em suas redes sociais um áudio no qual o presidente pressiona o senador a investigar governadores na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre ações realizadas no âmbito do combate à pandemia da covid-19, cuja abertura foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Ainda no áudio, ele afirmou que “tem que peticionar o Supremo para colocar em pauta o impeachment (de ministros do STF) também”.

 NA PORRADA

No novo trecho da conversa, Kajuru diz ao presidente que não participaria da CPI, caso o tom do colegiado fosse de revanche. E Bolsonaro responde: “Se você não participa, daí a canalhada lá do Randolfe Rodrigues vai participar. E vai começar a encher o saco. Daí, vou ter que sair na porrada com um bosta desse”. É lógico que Bolsonaro não gostou nada de ter sido gravado e, ainda mais da conversa ter sido vazada. Em resposta, Randolfe disse que “a única briga que está preocupado a essa altura é por vacina no braço e comida no prato”. Resta saber se Kajuru também vai entrar na fila dos tabefes, já que Bolsonaro deve estar cuspindo fogo.

CONSELHO DE ÉTICA

Quem também marcou posição contra o vazamento da conversa foi o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Ele já adiantou que acionará o Conselho de Ética contra o senador Jorge Kajuru. Assessores jurídicos de Flávio Bolsonaro já elaboram a peça na manhã desta segunda-feira (12). O documento foi protocolado sob o argumento de quebra de decoro parlamentar. Mais uma demanda doméstica para o Senado resolver.

QUARTA DECISIVA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, marcou, para a próxima quarta-feira (14), o julgamento no plenário da decisão liminar do ministro Luís Roberto Barroso que determinou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, instale a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar ações e omissões do governo federal durante a pandemia de covid-19. No mesmo dia, deve ser analisada a decisão do ministro Edson Fachin que suspendeu os processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

LENHA NA FOGUEIRA

O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou, nesta segunda-feira, como um “arroubo de retórica” e uma “tentativa de desviar o foco” as pressões do presidente Jair Bolsonaro, feitas durante telefonema com o senador Jorge Kajuru. Segundo Marco Aurélio, “a crítica construtiva é bem-vinda, mas esse tipo de crítica, sob o ângulo político, não. Atribuímos a arroubo de retórica, e me preocupa muito a fragilização das instituições pátrias”.

DE OLHO

O pagamento do novo auxílio emergencial para mais 236 mil brasileiros já anima setores do comércio. No entanto, especialistas afirmam que a maior parte desse dinheiro será destinado ao pagamento de dívidas. Segundo o governo, o auxílio emergencial chegou a 68 milhões de pessoas em 2020 e poderia alcançar até 45 milhões de brasileiros em 2021. Ao dar início aos pagamentos do novo auxílio, na semana passada, o Executivo aprovou nada menos do que 40,6 milhões de cadastros.

Latest Posts

Não perca