Últimas Postagens

CPI da Covid passa pelo crivo do STF, mas ainda falta clareza sobre trabalhos

Por 

CPI CONFIRMADA

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou nesta quarta-feira (14) a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que determinou que o Senado Federal instalasse uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, para apurar possíveis omissões do governo federal durante a pandemia. A comissão foi instalada na terça-feira (13) na Casa, mas abrangendo também a fiscalização de recursos federais repassados a estados e municípios no âmbito da pandemia. Cabe agora ao Senado decidir como vai proceder, se por videoconferência, se por modo presencial, ou por modo semipresencial.

A VOZ DO POVO…

Um presidente da República deveria estar seguro das suas ações e responsabilidades em tomadas decisões. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro disse que “fará o que o povo quiser que ele faça” em relação ao lockdown adotado por líderes estaduais e municipais. Declaração foi feita a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada nesta quarta-feira. “Será que o pessoal não consegue entender que está errado essa política do feche tudo, do lockdown? Não consegue entender, não tem coração, pô. Só digo uma coisa: eu faço o que o povo quiser que eu faça. Tá ok?”. Por fim, Bolsonaro ponderou que “não está ameaçando ninguém”. “Eu não estou ameaçando ninguém, mas estou achando que brevemente teremos um problema sério no Brasil. Dá tempo de mudar ainda, é só parar de usar menos a caneta e um pouco mais o coração”, concluiu.

NOVA DIPLOMACIA

A entrada de Carlos França no comando do Ministério das Relações Exteriores já melhorou o relacionamento diplomático do Brasil com a China. Depois de dois anos de problemas e críticas constantes, período no qual o Itamaraty estava sob o comando do ministro Ernesto Araújo, bastaram poucos dias de atuação do novo chanceler para receber um elogio público do embaixador da China no Brasil, Yang Wanming. França tomou posse no dia 6, adotando um tom muito mais moderado do que o de Ernesto Araújo, um dos principais integrantes da chamada ala ideológica do bolsonarismo. No dia anterior, em encontro promovido pelo Lide, com a participação do ex-presidente Michel Temer, o embaixador chinês já tinha feito referências positivas ao novo chanceler brasileiro e sinalizado o interesse de seu país em intensificar a cooperação e parceria com o Brasil.

 TÁBUA DE SALVAÇÃO

Os supermercados brasileiros já sentem os efeitos da redução do auxílio emergencial. É que as vendas do setor tiveram uma queda real de 6,75% em fevereiro, na comparação com janeiro. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) destaca, no entanto, que as vendas subiram 5,18% em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, mantém a expectativa de que o setor cresça 4,5% em 2021.

TÁBUA DE SALVAÇÃO (2)

O setor supermercadista comemorou a primeira fase do auxilio emergencial, pois, mais de 60% do que a população recebeu foram destinados à alimentação. Então, se esse número continuar nessa nova fase grande parte disso vai continuar na alimentação. São R$ 44 bilhões de auxílio, valor menor que o anterior e, ainda assim, considerável que o consumidor vai destinar ao consumo nos mercados. Em casa, o consumidor consome mais, não é mesmo?

DADO ANIMADOR

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, comentou que “o Brasil provavelmente tem o maior pipeline de privatizações em infraestrutura do mundo” e destacou que, neste contexto, ficará “surpreso se houver grande demanda por PPPs no País nos próximos anos”. Ele ressaltou que a melhor forma do banco oficial ajudar investidores para aplicar capitais em obras de longo prazo em termos nacionais é comunicar informações de projetos de alta qualidade.

EMPREENDEDORISMO

Enquanto muitos empresários reclamam da vida, a “Magazine Luiza” anunciou nesta quarta-feira (14) a aquisição do Jovem Nerd, a maior plataforma multimídia voltada para o público nerd e geek do País. Os valores da transação não foram informados. Fundado em 2002 por Alexandre Ottoni e Deive Pazos, o Jovem Nerd produz conteúdo sobre diversos temas da cultura nerd, entre eles cinema, séries, games, história e ciência, e que vai ao ar em seus programas NerdCast, NerdOffice, NerdBunker, NerdPlayer e Nerdologia. Boa sacada da dona Luiza.

Latest Posts

Não perca