Últimas Postagens

INCLUSÃO Primeira-dama de Mato Grosso apoia o VI Simpósio Sobre Dislexia promovido pela ALMT e Associação Mato-grossense de Dislexia.

“Acredito que as discussões sobre dislexia tenham evoluído e deixado de ser um tabu dentro de casa e das escolas, mas precisamos avançar ainda mais”, disse Virginia Mendes.

Nos dias 07 e 08 de outubro, a Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso em parceria com a Associação Mato-grossense de Dislexia, promove o VI Simpósio Sobre Dislexia, com o tema “Dislexia em diferentes perspectivas”. O objetivo do encontro é fomentar as discussões, ampliar e fortalecer a construção de conhecimentos sobre os Transtornos de Aprendizagem, especialmente a Dislexia.

Virginia Mendes é convidada do presidente da Casa de Leis, deputado estadual Max Russi (PSB), ela enfatiza a importância das discussões acerca do tema.

“Agradeço o deputado Max Russi que tem feito um ótimo trabalho a frente dos trabalhos da Assembleia Legislativa. Sou mãe e, com uma visão materna apoio a importância de ampliar os debates sobre esse assunto, estamos sempre preocupadas com a aprendizagem das nossas crianças. Qual mãe não gosta de ver a evolução do seu filho? Por isso, precisamos nos reunir para debater. Acredito que esse assunto já tenha evoluído e deixado de ser um tabu dentro das casas e das escolas, mas precisamos avançar ainda mais”, ressaltou Virginia Mendes.

Virginia pontuou a importância da capacitação profissional e dos pais, que nos dias de hoje contam com amparo.

“Cada vez mais nós vemos pais e professores esclarecidos sobre a Dislexia e o Transtorno de Aprendizagem, graças a eventos como esse, o esclarecimento é muito importante para o diagnóstico correto das crianças, que antigamente não tínhamos e era simplesmente deixado de lado. Hoje é diferente, o acolhimento a essas crianças evoluiu e, é o nosso dever trabalhar maneiras de ampliar cada vez mais a inclusão”, explicou a primeira-dama.

O simpósio que tem como público-alvo profissionais da Educação e da Saúde, com palestras ao vivo de elevado nível técnico e seis minicursos com certificado de participação de quatro horas (na modalidade EAD), também contribui com uma educação mais inclusiva em Mato Grosso.
A inscrição pode ser acessada no link: https://www.al.mt.gov.br/institucional/evento/

O evento acontece no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour na ALMT, com transmissão ao vivo pela TV Assembleia e Redes Sociais da Associação Mato-grossense de Dislexia.

Dislexia

A dislexia é a dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita, ela é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da Educação e Saúde, porque a partir de técnicas aplicadas, esses profissionais desenvolvem habilidades para auxiliar as pessoas afetadas pela dislexia.

Confira a programação completa do VI Simpósio Sobre Dislexia:

DIA 07/10
ABERTURA: 19H00
Fala das autoridades e convidados
1ª PALESTRA: Como é ser aluno com Dislexia no Brasil
Palestrante: Felipe Ponce / Publicitário
2ª PALESTRA: Educação e os impactos no retorno às aulas para os alunos com dislexia
Palestrante: Drª. Sylvia Ciasca (UNICAMP)

DIA 08/10
ABERTURA: 19H00
Fala das autoridades e convidados
1ª PALESTRA: Educação Inclusiva é preciso
Palestrante: Profª. Inês Kisil Miskalo
2ª PALESTRA: Dislexia no Brasil e seus impactos sociais
Palestrante: Dra. Ana Luiza Navas

Latest Posts

Não perca