Últimas Postagens

SALVO CONDUTO: Bolsonaro sanciona lei que libera candidatos com contas irregulares

Por 

Alívio  para muitos candidatos…O presidente Jair Bolsonaro sancionou, sem vetos, nesta quinta-feira (30),  mudança na lei da inelegibilidade que autoriza candidatura daqueles com contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas julgadas irregulares.A permissão vale para os casos de punição restrita ao pagamento de multa, sem dano ao erário. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o novo texto será para “evitar sanções desproporcionais para quem foi punido por infrações meramente formais, com pequeno potencial ofensivo, que não tenham causado danos ao Erário nem enriquecimento ilícito aos agentes”.

 PALAVRA DE CAMPOS NETO

Roberto Campos Neto ganha espaço como conselheiro influente de Bolsonaro | VEJA

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, garantiu hoje  que a alta dos juros vai ser mantida até que a meta para a inflação seja alcançada.  “A Selic vai terminar onde ela tiver que terminar para que consigamos atingir a nossa meta.O mercado financeiro prevê o aumento da Selic até o patamar de 8,25% em 2021, e 8,5% em 2022. Segundo Campos Neto, não há previsão de prazo na estratégia de aumento dos juros. “A coleta de informações nos próximos meses será importante para determinar onde a Selic vai parar”, afirmou.

CRISE  HÍDRICA

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, em entrevista exclusiva à CNN nesta quinta-feira (30), que o governo federal “não acredita em racionamento” no Brasil.Segundo ele, o país foi “obrigado” a decretar uma bandeira acima da vermelha para “pagar a conta” devido à crise hídrica.“Pedimos a Deus que mande uma chuva para gente, porque a crise hídrica é a maior dos últimos 91 anos. Não acreditamos em racionamento, mas sempre pedimos à população que dá para apagar um ponto de luz aí na sua casa”, disse.Ainda na entrevista, Bolsonaro avaliou que a situação poderia estar pior caso o governo não agisse assim que assumiu a Presidência.

PASSAPORTE

E por falar em Bolsonaro, ele criticou nesta quinta-feira, a proposta adotada por alguns prefeitos para a implantação de um ‘passaporte da Covid’ que exigirá a apresentação do comprovante de vacinação em alguns locais.Discursando em Belo Horizonte, onde participou de evento alusivo aos 1000 dias de governo, Bolsonaro criticou a proposta e disse que a liberdade de quem não deseja se vacinar deve ser respeitada.— Cada vez mais nós nos vemos obrigados, juntamente com vocês, como demonstramos no 7 de setembro, a lutar para que cada um dos incisos do artigo 5º seja cumprido. Respeitar o direito de ir e vir. Respeitar o direito ao trabalho. À liberdade de culto. Não aceitar o passaporte da Covid — afirmou.

DEU NA MÍDIA

Moro volta ao Brasil para decidir destino político | VEJA

Ele é uma figura pública importante dos últimos anos, capas de revistas e presença garantida nos noticiários mais nobres. Mas nem os mais entusiastas apoiadores do ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sérgio Moro apostam que ele terá condições de rivalizar com Lula da Silva e Jair Bolsonaro como um candidato a presidente da terceira via em 2022 . Desgastado após o desembarque do Governo – com denúncia de que Bolsonaro tentou interferir na Polícia Federal – e pelos reveses que sofreu no Supremo Tribunal Federal, Moro está no Brasil desde a última semana e tem conversado com lideranças do Podemos.Ele pediu cautela, e o partido prepara pesquisas com seu nome para avaliar o desempenho em diferentes cenários: para a Presidência, ao Governo do Paraná e para o Senado.

TROCA DE COMANDO

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Romildo Carneiro Rolim, foi exonerado do cargo nesta quinta-feira, 30, pelo Conselho de Administração da instituição, que é ligada ao governo federal. A saída se dá em meio à disputa política pela área que cuida do programa de microcrédito, uma referência dessa modalidade de financiamento em todo o País. A troca de comando ocorre poucos dias depois de o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, aliado de Jair Bolsonaro, ter pedido a demissão de toda a diretoria.

DECISÃO IMPACTANTE

Cuiabá pode ter chuvas e temporais após longo período de estiagem e temperatura permanece alta | Mato Grosso | G1

No momento em que o País vive a pior crise hídrica da história, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) teve as operações suspensas pelo governo federal. O órgão reunia os principais institutos da área em três ministérios e nasceu há pouco mais de quatro meses para facilitar as previsões e dividir funções sobrepostas do setor na esfera pública. No entanto, a pedido do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República barrou a continuidade dos trabalhos e tenta colocar em operação no lugar do SNM uma comissão criada há 18 anos.

NOTÍCIA BOA

Palácio do Planalto – GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL

Na frente de todos os países das Américas, o Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como 7º líder mundial em governo digital. A informação é do ranking GovTech Maturity Index 2020, que avaliou a transformação digital do serviço público em 198 países.Em governo digital, o Brasil perde para a Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido. Atrás do país, mas ainda entre os top 10 estão Austrália, Noruega e Canadá.Segundo o Ministério da Economia, responsável pela digitalização da administração pública, a criação da plataforma Gov.br, que entrega serviços digitais, pesou na pontuação.

Latest Posts

Não perca