Últimas Postagens

Representante de secretarias municipais de Saúde na CPI: “Não há recomendação para uso de cloroquina”

O farmacêutico Elton da Silva Chaves reafirmou que não há no relatório intitulado Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19 recomendação para uso de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina – remédios do chamado kit Covid. Ele concede depoimento à CPI da Covid-19 nesta terça-feira (19/10) como representante do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Chaves foi convocado após participar da reunião da Conitec do último dia 7 de outubro. O relatório seria votado pelo plenário do colegiado na ocasião, mas foi retirado de pauta a pedido do Ministério da Saúde. O texto desaconselhava a utilização do chamado kit Covid (medicamentos sem eficácia contra a doença) no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Não há recomendação na diretriz para uso de cloroquina, hidroxicloroquina. Também não recomenda a indicação de ivermectina”, enfatizou o farmacêutico após ser questionado pelo senador Humberto Costa (PT-PE).

Perguntado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) sobre como o Conasems recebeu a retirada de pauta da votação do parecer técnico que trata do kit Covid, Chaves narrou ter sido surpreendido pelo coordenador do estudo, o médico Carlos Carvalho.

“Senador, nós nos surpreendemos com a manifestação do doutor Carlos Carvalho. Por isso, solicitamos justificativas plausíveis para pedido de retirada de pauta”, disse.

Segundo o farmacêutico, a surpresa decorre do fato de não haver justificativa técnica ou regimental plausível para tirar o parecer da agenda. “A matéria estava na pauta e tínhamos recebido o documento previamente”, completa.

“Há uma grande expectativa dos gestores em ter uma orientação técnica para os profissionais na ponta. Por isso, a nossa surpresa com a retirada de pauta”, declarou Chaves.

“Queríamos deliberar sobre essa matéria, tinha que ser analisado por todo apelo e necessidade de harmonizar a orientação aos profissionais da ponta, uma vez que a ponta precisa de segurança baseada nas melhores evidências e, por isso, a nossa insatisfação e nossa surpresa naquele momento”, completou o representante do Conasems

A expectativa dos senadores da comissão com a convocação do farmacêutico é entender o contexto do pedido de adiamento e se houve algum tipo de pressão ou interferência do governo no episódio. Há a suspeita de que a reunião da Conitec foi adiada a pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que teria ficado contrariado com o estudo.

O kit Covid é composto por medicamentos sem comprovação de eficácia para o tratamento da Covid-19, como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, entre outros fármacos, que têm sido defendidos e propagandeados pelo presidente Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus.

Da redação com o Metrópoles

Latest Posts

Não perca