Últimas Postagens

ONU: Brasil é eleito para compor Conselho de Auditores

Da Redação

Na manhã desta sexta-feira (3/11), o Brasil foi eleito para compor o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU). Como instituição superior de controle (ISC) brasileira, o Tribunal de Contas da União (TCU) é o responsável por representar o país ao longo do mandato. O Board of Auditors, como é conhecido em inglês, realiza auditoria externa das finanças do organismo internacional, de seus fundos, programas e missões de paz e faz recomendações para aprimorar a governança e a gestão dos recursos.

Desde o anúncio oficial da candidatura brasileira à vaga para o conselho, em maio deste ano, o governo federal vem se articulando para obter apoio dos países-membros da ONU. Nesse sentido, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, endereçou carta a todos os representantes permanentes das Nações Unidas. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o deputado federal Cláudio Cajado, representante do Brasil na União Interparlamentar (UIP), também atuaram na defesa do país para o Board of Auditors.

O presidente do TCU, ministro Bruno Dantas, o vice-presidente e corregedor do Tribunal, ministro Vital do Rêgo, e o representante permanente do Brasil na ONU, embaixador Sergio Danese, participaram da eleição, realizada na sede da ONU, em Nova Iorque.

O Brasil foi eleito por aclamação para a vaga atualmente ocupada pelo Chile, cujo mandato termina em junho de 2024. Para Dantas, a eleição é uma conquista para o país.

“Esta vitória fortalece o Brasil no contexto internacional, e só foi possível pelo empenho e a liderança do presidente Lula e do ministro Mauro Vieira. O país, representado pelo Tribunal de Contas da União, reúne as prerrogativas necessárias para conduzir auditorias de maneira autônoma, eficiente e com alto padrão de qualidade, visando promover a transparência, legalidade, integridade e o adequado funcionamento das atividades da ONU”, afirmou.

TCU representa o Brasil no Board of Auditors

Como parte do Conselho de Auditores, o Brasil passa a ter função relevante na garantia de que os recursos financiados por mais de 190 países-membros sejam usados de forma eficaz e de acordo com normas e regulamentos. Como representante da nação, o TCU trabalhará para assegurar a aplicação adequada de investimentos em iniciativas globais vitais, como o combate à pobreza, à desigualdade, à crise climática, às guerras, à instabilidade política e aos entraves para o desenvolvimento sustentável.

Protagonismo internacional

A escolha do Brasil mostra que tanto o país quanto o TCU estão prontos para auditar um órgão essencial na governança global. A eleição também reforça o protagonismo que a nação vem assumindo mundialmente nos últimos anos.

Em 2022, o a Corte de Contas brasileira assumiu a presidência da Organização Internacional das Instituições Superiores de Controle (Intosai). A Intosai promove o aprimoramento das práticas de auditoria governamental em todo o mundo. A organização é composta por 196 membros, que são as instituições de controle de diferentes países. O Brasil está à frente da Intosai até 2025 e é o único país a ter presidido o grupo por duas vezes.

Fonte: Tribunal de Contas da União – TCU

Latest Posts

Não perca