Últimas Postagens

Comissão vai discutir formas de prevenção a desastres e calamidades naturais

Da Redação

A comissão especial sobre catástrofes climáticas da Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública na terça-feira (21) para debater as ações do governo federal sobre o tema. O secretário de Proteção e Defesa Civil do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Wolnei Wolff, deverá representar o Executivo na reunião.

O autor do requerimento para realização da audiência é o relator do colegiado, deputado Gilson Daniel (Podemos-ES). Ele cita estudo da empresa britânica Uswitch, com base em um banco de dados internacionais de desastres naturais, que registra pelo menos 116 milhões de pessoas afetadas por esse tipo de evento nos últimos 120 anos.

Ele também lembra um estudo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios, entre 2013 e 2022, que revela que os desastres naturais como
tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199
municípios brasileiros, o que representa 93% do total de 5.570.

Chuvas
“A maior parte dos desastres no Brasil está relacionada às chuvas, que
ocasionam enchentes e deslizamentos, e mostram que nosso País possui uma
grande vulnerabilidade a esses eventos”, destacou o deputado.

“Porém, nos últimos anos estamos vendo também um aumento de situações relacionadas à estiagem, como a seca na Amazônia e Nordeste”, continua Daniel. Ele acrescenta que, foi justamente por conta desse cenário, que a Câmara instalou a comissão especial. “Para atuar na melhoria das políticas públicas de prevenção e resposta aos desastres, bem como de responsabilização do Poder Público”, conclui o relator.

Confira a pauta da audiência, que está marcada para as 14h30 no plenário 9.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Latest Posts

Não perca