Últimas Postagens

STF tem iluminação especial na campanha de conscientização sobre prematuridade

Da Redação

Entre os dias 17 e 23, o edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF) fica iluminado de roxo em apoio à campanha de sensibilização à prematuridade. A cor simboliza sensibilidade e individualidade, características que são muito peculiares aos prematuros.

O movimento “Novembro Roxo” é realizado em comemoração ao Dia Mundial da Prematuridade (17) e tem o objetivo de conscientizar a população sobre os cuidados e prevenção do parto prematuro.

A prematuridade pode ocasionar implicações ao recém-nascido, como problemas pulmonares, deficiências motoras, infecções respiratórias crônicas, doenças cardiovasculares, diabetes e ocasionar problemas de aprendizagem ou comportamentais. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 340 mil bebês nascem prematuros todo ano no Brasil, o que equivale a seis ocorrências a cada dez minutos.

Classificação

A prematuridade é classificada de acordo com o tempo em que o bebê permanece no útero. São considerados prematuros extremos bebês que nascem antes das 28 semanas (seis meses); muito prematuros os que nascem entre 28 e 31 semanas (sete meses) e os prematuros moderados que são aqueles que nascem entre 32 e 36 semanas de gestação (oito meses).

Recomendações

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), algumas recomendações melhoram os índices de sobrevivência e a saúde de bebês prematuros (ou que nascem pesando menos de 2,5kg). Uma delas é o contato pele a pele com a mãe ou um cuidador, que deve começar imediatamente após o nascimento, sem separação ou período em incubadora.

AF/RM, com informações da Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul

Fonte: STF

Latest Posts

Não perca